sexta-feira, 18 de março de 2011

Animais Unidos Jamais Serão Vencidos!

PLAYARTE PICTURES
apresenta


ANIMAIS UNIDOS
JAMAIS SERÃO VENCIDOS!

em 3D e 2D

Konferenz der Tiere/ Animals United
Alemanha 2010



UM FILME DE
REINHARD KLOOSS E HOLGER TAPPE

BASEADO NO LIVRO DE ERICH KÄSTNER

www.playarte.com.br

ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!
Konferenz der Tiere/ Animals United
Alemanha 2010
93 minutos
Classificação – Livre
ANIMAÇÃO – DUBLADO


Direção e produção de Reinhard Klooss
Holger Tappe
Roteiro de Oliver Huzly
Reinhard Klooss
Produção executiva de Martin Moszkowicz
Produção de linha de Bernhard Thür
Gerencia executiva de produção de Sebastian Riemen
Supervisão de animação de Benedikt Niemann
Nicolai Tuma
Personagens criados por Oliver Kurth
Peter Oedekoven
Desenho de produção de Henning Ahlers
Mixagem de som de Michal Kranz
Som de Stefan Busch
Montagem de Alexander Dittner
Trilha sonora de David Newman
Canções interpretadas por Naturally 7
Canção final "A New Horizon” de Xavier Naidoo


SINOPSE

Na Savana Africana, todos os animais se perguntam: “o que aconteceu com a água?”. A água que vem da montanha e escorre por um vale distante. A sede, cada vez maior, se transforma em verdadeira preocupação, especialmente porque a última mina de água restante é guardada pelas manadas inimigas de búfalos e rinocerontes.

O valente Billy e seu melhor amigo, o pacifico e preguiçoso leão Sócrates partem em busca de água. Billy quer provar para o seu filho Junior que ele é muito mais que um suricato neurótico. Billy quer que seu filho sinta orgulho do pai.

Nessa aventura eles encontram pelo caminho o galo francês Charles, líder de um grupo verdadeiramente selvagem: Uma fêmea de urso polar branco, um canguru australiano, um Diabo da Tasmânia e duas tartarugas de Galápagos. São bichos que vivem em terras distantes e estão na África porque suas pátrias foram destruídas, e eles esperam encontrar um futuro melhor no Delta do Okavango.

Claro que a invasão dos humanos não acaba nem neste último refúgio natural da Terra: Smith, o gerente do resort, construiu uma enorme barragem para coletar água para suas estâncias de luxo. Nesse lugar se reúnem políticos de todos os lugares
do mundo numa conferência para salvar o meio ambiente. Irritados, os animais respondem a esse ultraje noutra conferência: a dos bichos. A elefanta Angie convida todas as criaturas grandes e pequenas a lutar. É o verdadeiro chamado da selva para uma aventura cheia de esperteza e astucia dos animais

NOTAS DE PRODUÇÃO

ATUALIZANDO UM CLÁSSICO INFANTIL

Atualmente, Erich Kästner (1899-1974) é um dos autores mais queridos pelas crianças. Kästner, que foi feroz opositor do Terceiro Reich, é o autor de contos clássicos como "Emil e os Detetives "e" Lottie e Lisa "(duas vezes adaptados para o cinema pela Disney como Operação Cupido – (The Parent Trap). Mas, como se adaptar clássicos de sessenta anos de idade para crianças do Século 21? Os produtores e diretores Reinhard Klooss e Holger Tappe levaram três anos inteiros adaptando a fábula de Erich Kästner, "A Conferência dos Animais".

ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS! é o primeiro filme de ação e aventura europeu realizado em 3D GGI. Uma equipe de cerca de 60 designers trabalhou em Hanover, no estúdio de animação Ambient Entertainment. Foram mais de dois anos sobre um complicado processo de animação – desenvolvimento de personagens e desenho de produção por meio de histórias, a instalação digital, pré-modelos de visualização, câmera, animação e desenho de iluminação, texturização e assim por diante, todos eles transformaram a produção em algo muito complexo. A parte sonora do filme foi um capitulo a parte, designado para os engenheiros de áudio e designers de som da Cinepost, com sede em Munique. O projeto utilizou 230 faixas de áudio. As gravações de voz do elenco e sessões ADR foram concluídas em Nova York,
Londres e Berlim. O compositor David Newman, que vive em Los Angeles, regeu a Orquestra Sinfônica de de Berlim. As gravações da trilha sonora aconteceram no Estúdio Teldex, em Berlim.

Mas mesmo antes da animação começar a ser feita, os roteiristas enfrentaram o desafio de tornar viável a história e os personagens de The Animals' Conference, de Erich Kästner, que é muito mais que um manifesto político na linha de A Revolução dos Bichos (Animals Farm), de George Orwell, um livro político e intelectual sobre a utopia, em que animais se reúnem e decidem não deixar o destino do mundo nas mãos da humanidade por mais tempo - e nem tanto um enredo dramático de uma história emocionante, cheia de ação, explica Reinhard Klooss, O sempre dedicado pacifista - desde a Primeira Guerra Mundial - quando foi convocado, aos 18 anos de idade, escreveu Kästner: "Conference" em 1947, valendo-se dos horrores da Segunda Guerra Mundial e ao amanhecer da Guerra Fria como um apaixonado apelo para a paz mundial. Reinhard Klooss diz, "Nós decidimos fazer algo moderno, o equivalente ao discurso Kästner para a paz, a sua utopia otimista, em que os animais terão ascensão
até o desafio do homem, em sintonia com o discurso ecológico atual. A destruição ambiental, a matança de espécies ameaçadas de extinção, o uso exagerado de recursos naturais – o contexto sócio-político do nosso filme, por assim dizer. Tudo isso é apenas pano de fundo para uma emocionante história de pai e filho, a sua força motriz é o esforço dos protagonistas de salvar sua casa, seus familiares e amigos da destruição. E sua energia deriva do humor físico de seus heróis, que não só tem um objetivo maior, mas também poucos caprichos e vaidades, são refrescantemente louco, megalomaníaco ou tímido, para nos golpear de uma só vez.

EXPLORANDO O REINO ANIMAL

Nossa história se passa num dos últimos paraísos naturais preservados do mundo, o incrível Delta do Okavango, em Botsuana, que o cineasta Reinhard Klooss conhece bem depois de suas viagens pela África. "Você tem que ter um sentimento com a paisagem, a luz e a fauna dali, se você quer escrever uma história crível, engraçada e comovente, sobre esse lugar ". Naturalmente, o objetivo não era fazer um documentário realista. ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS! não é filme educativo, os personagens agem como se fossem humanos e são muito cômicos. Mas os cineastas valorizado a honestidade e autenticidade, tanto quanto comédia bizarra e emociante. A equipe de Reinhard Klooss e Oliver Huzly, já havia colaborado em filmes de sucesso da Impy, protagonizadas por seu herói: Billy o Suricato. Ele é pequeno, desprezível e esquecido e é o único suricato no cerrado com uma pele negra. Ele não é uma figura paterna, e até mesmo para seu filho Junior. Então, Billy sai para o mundo, para reconquistar o amor o respeiro do filho e salvar todos os habitantes do Delta do Okavango.

INÍCIO DA PRODUÇÃO

Enquanto filmes tradicionais podem ser filmados em semanas ou meses, levam-se uns bons dois anos para a que um roteiro de um filme de animação ser transformado em imagens geradas por computador, frame por frame, 24 quadros por segundo precisava para ser preenchido, que por sua vez, todas compostas por várias camadas e os elementos individuais, tais como personagens, cenários, adereços, como texturas de peles ou roupas, assim como fundos e superfícies como a água ou areia. "Não há um momento entediante no processo de produção de animação", disse Reinhard Klooss."

É selvagem. Dois anos de passeio na Montanha Russa, que oferece infinitas possibilidades para o aperfeiçoamento individual de cenas. "Primeiro, vamos aos personagens. Trabalhando a partir do roteiro, pilhas de imagens de referências e um monte de vídeos, os desenhistas do personagem principal, Billy, de Sócrates e todos os outros heróis e vilões, grandes e pequenos. Esta etapa do processo é todo desenhado à mão: um trabalho de papel e lápis. As versões de computador digital só virão mais tarde. A fim de dar o ao personagem uma vida, uma alma desde o início, o ator que empresta sua voz original, em alemão, gravaram suas partes antes de qualquer animação foi feita, em 2008. "Nós gravamos as partes muito antes de iniciar o processo de animação", disse Reinhard Klooss." Dessa forma, os atores, dublando vozes, podem realmente contribuir para seus personagens. Eles dão a primeira
vida aos personagens para que os desenhistas dêem uma alma. "Mais tarde, um ator registra na versão em Inglês, o jeito britânico de pronunciar as palavras, as ironias e brincadeiras das palavras na língua inglesa. O último passo para completar a versão em inglês de ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!, é refazer a animação, adaptando os movimentos labiais da língua inglesa.

CRIATURAS NO COMPUTADOR

Os desenhos animados bi-dimensionais criados por Peter Kurth e Oliver Oedekoven para todos os personagens do filme, vão servir como base para a modelagem de personagem. "O artista faz modelos tridimensionais de arame", explica Holger Tappe. "Eles trabalharam em direta cooperação com os designers de personagem. "Os modelos têm esqueletos. Por isso seus movimentos ficarão bem realistas mais tarde. Muito animais têm até 50 juntas em seus esqueletos, de acordo com Holger Tappe. Mas
isso não é tudo: "A maioria dos animais têm sistemas musculares. O movimento é mostrado apenas no nível superficial, mas nós tivemos a preocupação de que os personagens tivessem uma estrutura mais complexa, para que o público possa sentir os tendões sob a pele."

A "equipe de peles" determina a idade da pele dos animais e quantos tufos cada personagem terá. Cada animal tem seu jeito próprio de se movimentar.
As roupas dos humanos também foram digitalmente adequadas pelo Estúdio Ambient Entertainment. Os movimentos do gerente do hotel Smith, chefe da segurança ou a TV repórter Peter Cook.

ANIMADORES DE MARIONETES SCI-FI

A pré-produção do filme durou seis meses. Em seguida veio a fase de tela de
testes, para encontrar e corrigir erros, e fazer melhorias, antes dos 16 animadores partirem para o trabalho. "Os animadores são como marionetes nas Muppet Show", afirma Holger Tappe. "Animação significa fazer os personagens ganhar vida, só que não usamos amarras para as pernas. Em vez disso, controlar os personagens em formato digital e torná-los fazer o que queremos. "Como orientação, os animadores usar o storyboard com vários milhares desenhos, além de gravações de voz e sugestões de música para criar uma versão rudimentar do filme chamada animatic, para ver como o filme se comporta na tela em tempo real.

Em seguida, a equipe tem dois anos para transformar essa primeira versão, ainda muito crua, em preto e branco, num projeto em alto nível de
animação, com alta qualidade CGI, novamente composta por muitos milhares de imagens, como um enorme quebra-cabeça.

A LUZ DE ÁFRICA

Outros departamentos tratam as paisagens que serão preenchidas com animais e pessoas, quadro a quadro. Mais de um ano e meio foram necessários para adicionar todos os complicados detalhes do
cenários digitais do filme: o Delta do Okavango, o litoral das ilhas Galápagos,
as geleiras do Ártico, o deserto australiano ou os arranha-céus de Manhattan.

Árvores, arbustos, folhas de grama, areia do deserto, rochas, pedras e buracos molhando todos tinham a ser criado digitalmente. "Todas as paisagens são animadas", disse Reinhard Klooss. "Mesmo se você tiver um olhar muito realista, as imagens são mundos completamente artificiais.

"Há um último elemento que faltava para o filme terminar: o céu. "Não há nada como a luz da África. Nenhuma luz artificial substitui a luz do céu com perfeição. Juntos com Holger Tappe, Klooss voltou para a Botsuana e Namíbia e também visitou Skeleton Coast. Durante um período de duas semanas, foram registradas centenas de fotos panorâmicas de 360 graus nos locais mais remotos. "Geralmente, as pessoas vão lá para tirar fotos dos animais ou paisagens. Mas nós realmente
só queria fotos do céu". E completa: “nós registramos a luz da África, que trouxemos para casa a fim de colocar em cada cena do nosso filme."

A TRILHA SONORA

Depois de trabalhar com Hans Zimmer (Gladiador, Madagascar) e Jim Dooley, autores da música de Tô de Férias (Impy’s Island), Reinhard Klooss e Holger Tappe chamaram David Newman (A Era do Gelo, 102 Dálmatas, Scooby Doo, O Professor Aloprado), para criar a trilha sonora de ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS! A Era do Gêlo é um cartão de visita de alto nível. "Desde o início", lembra Reinhard Klooss, “David Newman estava em contato com o supervisor musical de Christoph Becker, que veio com a idéia de dar nova roupagem, nos padrões pop, para "King of the Road", "Hokey Pokey", "Splish Splash" e "Move On Up", usando os talentos vocais do grupo Naturally 7, de New York”. Os sete artistas, que usam suas vozes para imitar instrumentos, deram para as canções sentimento e estilo.

Além disso, o Naturally 7, acompanhados do cantor alemão Xavier Naidoo, interpretam (nos créditos finais do filme) a canção "Um Novo Horizonte" (A New Horizon), que ele escreveu especialmente para o filme.

Após mais de três anos de trabalho, mais de 130 000 frames gravados e mais de 230 horas de áudio, ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS está pronto o maior filme de animação europeu em 3D CGI.

Uma comédia e aventura feita para toda a família.

OS REALIZADORES

REINHARD KLOOSS (Roteirista-Diretor-Produtor)

Reinhard Klooss Estudou Literatura em Marburg e em Londres, antes de trabalhar como
escritor freelance para a TV, rádio e imprensa escrita após a graduação. Ele foi assistente do diretor da Scholarship Fund (Studienstiftung des Deutschen Volkes) em
Bonn.

Klooss entrou na indústria do cinema no final de 1980 como assistente de
administração geral da Bavaria Film Studios. Desde então, ele tem produzido, escrito
e dirigido mais de 20 filmes alemães e internacionais de teatro.

De 1995 a 1997, ele foi diretor e produtor de Babelsberg Film GmbH, o estúdio Babelsberg produção como consultor. Ele então retornou a Munique para se tornar sócio da Baviera Entertainment. Como membro fundador da Odeon Film AG, que ele administrou a divisão de teatro de 1998 a 2003. De 2004 a 2006, Reinhard Klooss foi
diretor da Baviera Baviera Subsid Pictures. Entre produzindo sucessos de bilheteria internacional Asterix e Obelix Contra César e Buffalo Soldiers, bem como uma seriado alemão. Em quase metade dos seus filmes, Klooss também é roteirista. Em 2006, juntou Klooss Constantin Film como produtor. Lá dirigiu Tô de Férias e ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS! que marca a terceira colaboração com Holger Tappe.

HOLGER TAPPE (Diretor e Produtor)

Holger Tappe, nasceu em 1969 em Hannover, estudou fotografia em Berlim, em seguida, na New Media Design de 1993 a1996 em Hannover. Depois de formado, ele trabalhou para clientes como a Melitta e Bahlsen como designer de fotografia e câmera de clipes musicais. Além disso, ele dirigiu comerciais para a VW, projetando cybergames para big-telas de projeção que foram exibidos no stand da CeBIT Home na Expo 2000.

Juntamente com Stefan Mischke, Holger Tappe foi co-fundador da Ambient Entertainment em Hannover como CEO em 1999, especializada em animação 3D, produção de filmes CGI e pós-produção digital. O primeiro filme da empresa foi A TERRA ENCANTADA DE GAYA (Back To Gaya 2004), que Holger Tappe co-produziu e co-dirigiu. Foi o primeiro filme em CGI feito em na Alemanha. Em seguida veio Tô de Férias, de 2006 e ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!, Que marca a terceira colaboração de Holger Tappe com Reinhard Klooss.

Nenhum comentário:

Postar um comentário