BLOG DE NOTICIAS ATUALIZADAS DIARIAMENTE DO MUNDO,DO NOSSO PAÍS,DO NOSSO ESTADO E DA NOSSA QUERIDA CÁCERES.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Jesus usava cabelos longos ?
Muitas pessoas nem imaginam, que desde tempos remotos os homens vêm usando cabelo curto. Nos dias de Jesus Cristo, era a moda que predominava e era aceita pelos homens.
Examine qualquer livro histórico e ilustrado e você verá claramente. Todas as estátuas nos mostram que os legionários romanos usavam cabelos rigorosamente cortados. Um romano de cabelos longos era considerado um extravagante.
Antes, durante e depois de Cristo, desde Júlio César a Trajano, todos os imperadores romanos usavam cabelos curtos. E o imperador era o padrão no estilo e na modalidade de vestir em todo o império.
Antes da chegada dos romanos, a cultura greco-helênica dominava no Mediterrâneo Oriental, e a Judéia, de maneira nenhuma, discordava. Até mesmo nos dias de Cristo, um grande segmento da população judaica era de fala grega e helênica em perspectiva (João 12:20; Atos 6:1). O estilo greco-helênico para os homens era o uso de cabelo curto.
E o que podemos dizer dos judeus não-helenistas? O Talmude judeu, que é anti-helenista, determinava que os sacerdotes deviam ter os seus cabelos cortados uma vez em cada 30 dias. Esses judeus conheciam a ordem de Ezequiel 44:20: "E sua cabeça não raparão, nem deixarão crescer o seu cabelo; antes, como convém, tosquiarão as suas cabeças".
As estátuas e outras esculturas dos homens judeus da época de Cristo indicavam que o cabelo curto era o estilo usado.
Algumas pessoas supõem erroneamente que Jesus Cristo fizera o voto de nazireu. Mas não era o caso.
Jesus era chamado nazareno porque era de Nazaré. Esta foi a razão por que os primeiros cristãos foram chamados Nazarenos. Mas o emprego desta palavra nada tinha a ver com o voto do nazireu. Note que Jesus bebia vinho (Mt 11:19), e, ocasionalmente, tocava no corpo dos mortos (Mt 9:25), o que era proibido para quem estava sob o voto de nazireu (Nm 6:3, 6).
Agora 1 Coríntios 11:14 torna-se mais claro: "Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?".
Aqueles que estavam sob voto de nazireu deixavam o cabelo crescer muito comprido como sinal de humildade. Era uma vergonha. Veja também que tão logo o período do voto de nazireu acabava, o votante tinha de rapar a cabeça (Nm 6:18).
Não, Jesus não teve cabelo longo. Ele tinha a aparência de qualquer outro judeu dos seus dias. Em muitas ocasiões, quando no meio das multidões, ele se confundia com os outros porque era igual a eles (Lc 4:30; João 8:59; 10:39). Judas teve de usar um sinal especial – um beijo – para identificar Jesus aos seus inimigos porque ele tinha a mesma aparência dos outros (Mt 26:48-49). Judas não precisaria fazer isso se Jesus fosse diferente dos judeus de seus dias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário